
O ANDRÉ RESUMIDO EM UM PARÁGRAFO
O QUE EU FAÇO
POR QUE EU FAÇO?
RESUMÃO DO PERCURSO PROFISSIONAL
PARA QUEM REALIZEI TRABALHOS
O André resumido em um parágrafo
Apaixonado por comunicação e pelos modos como ela molda a nossa cultura, nossos comportamentos e as dinâmicas em sociedade. Sou observador, ouço com atenção e estou sempre ligado nos pequenos detalhes (que normalmente comunicam mais que tudo). Valorizo educação e pensamento críticos. Fico atento às questões sociais dos nossos tempos. Sou membro da associação de pessoas viciadas em café e tenho uma carteirinha vitalícia de cinéfilo. Ouço muita música e leio bastante. Aprecio gentilezas e sorrisos. Estou sempre estudando, pesquisando e ouvindo para desenvolver um olhar mais amplo, inclusivo e humano sobre qualquer assunto.

O que eu faço
Comunicação é o ponto central do meu trabalho. Uma comunicação onde pessoas (e as relações com elas) são realmente o foco principal. E que eu trabalho sempre com uma perspectiva inclusiva, cultural e humanizada.
De modo prático, eu ajudo pessoas e organizações em diferentes áreas a (re)pensarem a comunicação e as relações com seus públicos/consumidores para gerar conexões mais humanas, autênticas e inclusivas. E as ajudo também a atender e se comunicar adequadamente com públicos de grupos minorizados.
Para isso, eu penso e conecto temas de diversidade e inclusão, comportamento e consumo, branding, cultura e design de experiências para os públicos. Faço tudo isso por meio de consultorias, atividades de formação em diferentes formatos e alguns serviços específicos.
Em paralelo, ajudo pessoas a trabalhar sua marca e comunicação pessoais.

Resumão do meu percurso profissional
Me formei em comunicação social pela ESPM-Escola Superior de Propaganda e Marketing. Em 1997, fui convidado a trabalhar no festival de cinema Mix Brasil, onde fui curador e diretor de programação por dois anos. Me encantei pela área cultural e fiquei trabalhando nela por mais de 20 anos. Mais especificamente no campo da gestão cultural, tendo como foco principal pensar a comunicação e as relações com públicos, e os fatores e experiências que os aproximam ou afastam. Realizei muitas consultorias, dezenas de atividades de formação para diferentes instituições e espaços, e fiz uma pós em Cooperação e Gestão Cultural Internacional pela Universidade de Barcelona. Desde 2008, trabalho de modo autônomo e independente, mas antes trabalhei em empresas, ONGs, agências de comunicação e consultorias.
Nos últimos anos, ainda na área cultural, passei a focar mais meu trabalho na comunicação inclusiva, pensando principalmente em públicos externos e consumidores. E comecei a levar esses temas também para outros setores e segmentos de mercado.


Alguns lugares e instituições com quem trabalhei
Biblioteca Mário de Andrade
CELACC USP – Centro de Estudos Latino Americanos sobre Cultura e Comunicação
Centro de Referência da Dança da Cidade de São Paulo
Festival Acessa BH
Fundação Bienal
Goethe-Institut Brasil
Instituto Brincante
Instituto Tomie Ohtake
Levi’s
MIS – Museu da Imagem e do Som
Museu da Língua Portuguesa
Museu do Futebol
SENAC
SESC
SISEM SP – Sistema Estadual de Museus
Shuk restaurante
Universidade Anhembi Morumbi

